SNS, bombeiros e INEM chegam a acordo para “melhorar transporte de doentes”

Bombeiros deixaram cair ameaça de começar a cobrar aos hospitais uma taxa pela retenção das macas. Frota de ambulâncias deve ser renovada em 2025, mas acordo tem de ser aprovado pelo novo Governo.

Foto
Só ao fim de oito semanas os bombeiros deixaram cair a ameaça de começarem a cobrar uma taxa pela retenção das macas nas urgências hospitalares Paulo Pimenta (arquivo)
Ouça este artigo
00:00
03:44

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direcção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões. Este acordo surge na sequência das negociações iniciadas em Janeiro, quando a Liga de Bombeiros ameaçou começar a aplicar taxas aos hospitais pela retenção das macas das ambulâncias nas urgências hospitalares.

De acordo com o director executivo do SNS, Fernando Araújo, o acordo tripartido "tem várias dimensões", que abrangem a gestão e a organização dos transportes, o aumento do número de meios e melhor financiamento. "É um conjunto vasto de matérias, algumas muito técnicas, outras legais, outras financeiras, que visam fundamentalmente conseguirmos tornar o sistema integrado de emergência médica sustentável, estável e preparado para o futuro", salientou.

O acordo entre as três partes foi assinado ao final da tarde na Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) em Lisboa. "Acho que saímos daqui, ao fim destas oito semanas de trabalho intensivo, conscientes de que conseguimos avançar", sublinhou ainda Fernando Araújo, para quem o memorando de entendimento tripartido visa promover a sustentabilidade do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). "Vamos qualificar esse sistema para que seja robusto e para que os portugueses tenham confiança quando precisarem de ligar aos bombeiros. Teremos os vários meios deste sistema, incluindo a Cruz Vermelha e os meios do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], preparados para dar resposta", salientou.

Fernando Araújo admitiu que o acordo ainda terá de ser aprovado pelo novo Governo, que tomará posse no dia 2 de Abril. "Vamos seguramente precisar do aval dos novos ministros [da Saúde e das Finanças], mas é diferente quando temos um documento que está subscrito por três partes, três instituições, e que, do ponto de vista técnico, está muito bem fundamentado e que tem uma estratégia, uma visão", frisou.

Renovação das ambulâncias em 2025

Aos jornalistas, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ressalvou que as reuniões "permitiram abrir um espaço de diálogo", mas recusou avançar com valores. "Naturalmente não resolvemos os problemas todos, minimizamos. E foi entendido que era preciso reforçar as verbas do ponto de vista da componente fixa mensal e que era preciso também ajustar o valor do subsídio para a aquisição de ambulâncias, além de ajustar o valor das despesas correntes", observou António Nunes, deixando claro que caiu por terra já a ameaça de cobrar aos hospitais pela retenção das macas nos serviços de urgências, num montante que ameaçava chegar aos 300 euros por sete horas.

O dirigente acrescentou que o processo negocial vai continuar, "porque há novas realidades", e defendeu que a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o INEM "têm de ser parceiros para obter os recursos financeiros necessários para que o sistema possa ser alimentado e funcionar". "O diálogo está aberto, a parceria está estabelecida, julgo que é um memorando histórico", realçou.

Por sua vez, presidente do INEM disse que "o único vencedor" do memorando de entendimento são os portugueses, indicando que é preciso salvaguardar "uma componente financeira relevante". "Algumas das decisões que resultam deste trabalho carecem de suporte orçamental para garantir essa sustentabilidade do sistema", alertou Luís Meira, dizendo-se pronto para lembrar o novo Governo que "este acordo implica também o financiamento para a aquisição de novas ambulâncias".

Segundo o responsável, que não adiantou quantas ambulâncias devem ser adquiridas, a ideia é que o acordo fixado entre em vigor a partir do próximo ano". "É a partir de 2025 e dos anos seguintes que pretendemos retomar aquilo que já aconteceu, que era a necessidade de revisão dos valores a atribuir em termos de subsídios, mas, sobretudo, a renovação da frota das ambulâncias que estão afectas aos postos de emergência médica", sustentou.

Sugerir correcção
Comentar