Parlamento ganha papel central no novo ciclo político

Governo terá de tentar antecipar os decretos que podem ser chamados à Assembleia da República. AD e IL não têm maioria para confirmar diplomas vetados pelo Presidente da República.

Foto
As negociações do futuro governo vão passar pelo Parlamento Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
03:41

Com uma maioria parlamentar muito curta, o futuro governo de Luís Montenegro vai ter de gerir com pinças os decretos-leis que aprova, que podem vir a ser chamados à Assembleia da República, e as propostas que, ao abrigo da Constituição, têm mesmo de passar pelo crivo dos deputados. Embora o executivo mantenha nas mãos o domínio da agenda política, o Parlamento ganha uma nova centralidade no novo ciclo político, sobretudo por causa das negociações que se adivinham necessárias para evitar que coligações negativas travem diplomas aprovados pelo governo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários