A Europa está em perigo

Entre a ameaça russa e o abandono americano, a Europa está em perigo. Os europeus vivem em paz há oito décadas, não foram educados para a guerra. Mas precisam de levar a sério a sua própria defesa.

Ouça este artigo
00:00
04:34

As últimas semanas foram alucinantes e pouco menos que dramáticas no que toca à segurança europeia. Trump incita a Rússia a atacar os aliados da NATO que não cumprem 2% do PIB no investimento militar. Putin ameaça insistentemente a Europa com uma chuva de mísseis nucleares. Macron propõe que a Alemanha pague a cobertura do guarda-chuva nuclear francês a toda a Europa. E mais do que isso, agita a hipótese de enviar tropas da NATO para a Ucrânia. Scholz afirma que a NATO não está em guerra com a Rússia. E o Reino Unido, que está fora da União Europeia mas é a maior potência militar da Europa, já disse que, se for preciso, coloca a sua força nuclear ao serviço da NATO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 53 comentários