Em Portugal, 90% das trabalhadoras domésticas recebiam menos de 610 euros em 2022

Número de trabalhadores domésticos com declarações à Segurança Social passou, em 32 anos, de 205 mil para 63 mil. Mostra um sector precário, sobretudo feminino, em que 74% recebe menos de 460 euros.

Foto
Trabalhadores domésticos são sobretudo mulheres e a classe está envelhecida RITA RODRIGUES
Ouça este artigo
00:00
05:15

É, por vezes, considerado um trabalho invisível, que se confunde com tarefas rotineiras de uma casa, aos ombros de uma esmagadora maioria de mulheres vulneráveis, precárias — em grande parte imigrantes, que nem sequer sabem os direitos que têm. Em Portugal, em 2022, 90% das trabalhadoras domésticas recebiam menos de 610 euros por mês, segundo dados do Instituto da Segurança Social, apresentados na conferência Serviço Doméstico Digno, organizada esta terça-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas​ (STAD).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários