Final Fantasy VII Rebirth olha para o passado em busca de novos futuros

Os videojogos valem tanto como todas as outras indústrias culturais juntas. Impõem-se como narrativas determinantes do nosso século. Final Fantasy VII Rebirth é disso prova.

Foto
Final Fantasy VII Rebirth
Ouça este artigo
00:00
13:07

Cloud Strife, o protagonista de Final Fantasy VII, está a perder o controlo. E os jogadores também não conseguem controlá-lo. Num dos vários momentos em que o videojogo de 1997 abdica da interactividade para avançar a narrativa, ele levanta a espada, quase em transe, e prepara-se para matar Aerith, o seu possível interesse romântico, que nos acompanha há mais de 20 horas, quase desde o início desta história. Mas, antes de fazer algo de que se iria arrepender, cai em si. Baixa a arma. Suspiramos. Os gráficos poligonais rudimentares, a lembrar Legos, dão lugar a uma sequência de vídeo. Aerith e Cloud olham-se nos olhos, ela sorri. De repente, Sephiroth, o principal antagonista, cai do céu e empala-a com a sua espada. Os videojogos e o seu público nunca mais foram os mesmos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar