D’Est en Musique, o cinema de Chantal Akerman também é música

A violoncelista Sonia Wieder-Atherton revisita o documentário da cineasta belga, filmado depois da queda do Muro de Berlim. Um cine-concerto que chega à Gulbenkian na próxima quarta-feira.

cultura,chantal-akerman,fundacao-calouste-gulbenkian,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
A violocenlista Sonia Wieder-Atherton revisita o documentário de Chantal Akerman em D’Est en Musique, na Gulbenkian Marthe Lemelle
cultura,chantal-akerman,fundacao-calouste-gulbenkian,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
No documentário D'Est, Akerman registou paisagens, edifícios e o quotidiano de pessoas anónimas dr
cultura,chantal-akerman,fundacao-calouste-gulbenkian,cinema,culturaipsilon,musica,
Fotogaleria
Sonia Wieder-Atherton estudou na então União Soviética com Natalia Shakhovskaya, intérprete e figura maior da pedagogia musical Jacques Grison
Ouça este artigo
00:00
06:40

Primeiro o piano, depois a guitarra, até que uma sonata para violoncelo de Vivaldi a fez descobrir o seu instrumento. Dois anos antes de a ouvir, Sonia Wieder-Atherton (São Francisco, 1961) e a família atravessavam o oceano em direcção à velha Europa para se instalarem em França. Estávamos em 1968. O ano do Maio e de Nuff Said, onde Nina Simone canta Ain’t got no, I got life, gravado três dias depois do assassinato de Martin Luther King.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar