Para esbater diferenças regionais, SNS precisa de mais 16 mil médicos e enfermeiros

Os recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde aumentaram entre 2010 e 2023, mas não de forma igual entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares, nem por regiões, aponta estudo.

Foto
A região Norte é a que apresenta a capacidade mais marcada de recrutar, contratar e reter especialistas médicos, refere trabalho que analisa os recursos humanos do SNS Tiago Lopes
Ouça este artigo
00:00
07:42

Os recursos humanos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentaram entre 2010 e 2023, mas não de forma igual entre os cuidados de saúde primários e os hospitalares, nem por regiões. De forma a “alisar as disparidades regionais existentes”, só no caso dos médicos especialistas seria preciso contratar mais 2939 profissionais e no dos enfermeiros 13.733. Se a estes somarmos os restantes grupos profissionais do SNS, dos assistentes operacionais aos farmacêuticos, seria preciso “um crescimento de 20% da força de trabalho” afecta aos centros de saúde e hospitais – 29.684 recursos humanos em números absolutos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 20 comentários