Desvendadas novas espécies de baleias em fósseis guardados num museu em Portugal

Portugueses rebaptizaram espécies e descreveram novo género de baleias em fósseis que estarão expostos, a partir de sexta-feira, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa.

Foto
Os investigadores Rui Castanhinha, Liliana Póvoas e Rodrigo Figueiredo com dois dos fósseis estudados Nuno Ferreira Santos
Ouça este artigo
00:00
09:19

Esta é uma história com três tempos – pelo menos – e que tem como protagonistas três baleias. O primeiro recuo temporal é há 11 milhões de anos, quando essas três baleias estariam perto da costa portuguesa. Voltam depois a entrar em cena já no século XIX, quando os seus crânios são encontrados numa arriba fóssil da praia da Adiça, no concelho de Almada. Guardados no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Muhnac) da Universidade de Lisboa, estes fósseis históricos portugueses – os primeiros de vertebrados a serem descritos no país – regressam agora à ribalta: um grupo de cientistas estudou-os de novo. A partir desse trabalho, rebaptizaram duas espécies e descreveram um novo género de baleias para a ciência. O relato desta história é publicado nesta quarta-feira na revista científica Plos One.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários