Obras condicionam circulação de comboios entre Oeiras e Cascais à noite e ao fim-de-semana

Durante os períodos de interrupção serão “disponibilizados aos clientes da CP transportes rodoviários alternativos”. Obras incluirão trabalhos de modernização da linha.

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Serviço de transbordo rodoviário está previsto em Oeiras, Carcavelos, Parede, S. Pedro do Estoril, S. João do Estoril, Estoril, Monte Estoril e Cascais BLR bruno lisita
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A circulação ferroviária entre Oeiras e Cascais foi suspensa, a partir desta segunda-feira e em alguns horários no período nocturno, devido a trabalhos de modernização da linha, com disponibilização de transportes alternativos rodoviários, informou a Infra-estruturas de Portugal (IP).

Segundo a gestora da infra-estrutura ferroviária nacional, tem início “uma nova fase da empreitada de modernização da Linha de Cascais, com o arranque dos trabalhos no troço Oeiras-Cascais”.

“De forma a garantir a segurança dos trabalhadores em obra, torna-se imprescindível proceder à interdição da circulação ferroviária em alguns horários dos períodos da noite e madrugada neste troço”, é referido na nota da IP.

No sentido de “minimizar os impactos decorrentes destes constrangimentos, durante os períodos de interrupção do serviço ferroviário”, serão “disponibilizados aos clientes da CP transportes rodoviários alternativos, que vão garantir às populações a manutenção do transporte”, acrescenta a IP.

“O investimento na modernização da via e catenária da Linha de Cascais actualmente em curso tem como principais objectivos dotar esta infra-estrutura ferroviária de maiores níveis de qualidade, eficiência e segurança”, explica a IP.

As melhorias, considera a empresa, irão “reforçar e melhorar substancialmente a qualidade da oferta do transporte público ferroviário, potenciando o crescimento da procura por parte das populações da Área Metropolitana de Lisboa servidas pela Linha de Cascais”.

De acordo com informação no site da IP, do Cais do Sodré (Lisboa) para Cascais, de segunda a sexta-feira (incluindo feriados), estão previstas partidas de meia em meia hora entre as 22h30 e a 1h30, ao sábado também de 30 em 30 minutos entre as 20h30 e a 1h30, ao domingo com o mesmo intervalo horário entre as 5h30 e as 8h e de 20 em 20 minutos das 8h20 às 10h, e de meia em meia hora das 19h30 à 1h30.

As partidas de Cascais para o Cais do Sodré, de segunda a sexta-feira (também aos feriados), serão de 30 em 30 minutos entre as 23h e a 1h30, ao sábado às 21h e, de meia em meia hora, entre as 21h30 e a 1h30, e ao domingo, com o mesmo intervalo, entre as 5h30 e as 6h30 e, de 20 em 20 minutos, das 7h04 às 10h24, e de 30 em 30 minutos das 20h04 às 21h04 e das 21h30 à 01h30.

A IP e a CP informam que, no serviço rodoviário de substituição, "entre Cascais e Oeiras não é garantida a ligação aos comboios de horário, excepto ao último comboio da noite com destino ao Cais do Sodré”.

O serviço de transbordo rodoviário está previsto em Oeiras, Carcavelos, Parede, S. Pedro do Estoril, S. João do Estoril, Estoril, Monte Estoril e Cascais.

A IP aponta como benefícios após a intervenção na Linha de Cascais a melhoria das condições de segurança, instalação de sistemas de videovigilância, intervenções em atravessamento de nível, instalação de um novo sistema de sinalização e de controlo de velocidade e melhoria da informação ao público.

A Linha de Cascais, com 25,45 quilómetros, entre Cais do Sodré e Cascais, tem 17 estações e apeadeiros e a intervenção visa “migrar o sistema de electrificação (catenária) dos actuais 1.500 V DC para 25 kV-50Hz AC, com a construção de uma nova subestação em Sete Rios, permitindo a integração na restante rede, estimando uma poupança de cerca de 50% do consumo energético”, de acordo com a IP.

“A instalação de nova sinalização, conjugada com a nova catenária, vai permitir que o operador adquira novos comboios ou possa colocar comboios da restante rede ferroviária nacional em circulação, retirando do serviço os comboios obsoletos (alguns de 1920)”, salienta.

Um novo sistema de controlo de velocidade do tipo European Train Control System, com nível 2, permitirá “alcançar os níveis mais elevados de segurança e disponibilidade de canal ferroviário”, além de intervenções na via-férrea, nomeadamente remodelação do ‘layout' da estação de Oeiras, acesso ao Parque de Material de Carcavelos e eliminação de três atravessamentos de nível.

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