Não vê, não ouve, não fala

Parece um paradoxo: o dia em que não podemos ver, ouvir ou falar (de política partidária) é o que nos tira da alienação em que passamos os restantes.

Ouça este artigo
00:00
03:44

Há quem diga que passamos boa parte da nossa vida alheados do que nos rodeia. Essa aparente desconexão entre indivíduo e o meio que o rodeia assola a humanidade há séculos. A minha avó dizia muitas vezes que os netos eram “aluados”, porque viviam num mundo próprio. Os marxistas preferem um grau superior de erudição e chamam-lhe “alienação”, colocando o ónus no sistema que molda os indivíduos. Já a alegoria japonesa dos três macacos da sabedoria — o que não vê, o que não ouve e o que não fala — parece colocar o foco no indivíduo. Como quase tudo na vida, é num meio-termo instável, entre alienação imposta e auto-imposta, que vivemos. O dia de hoje, apesar do que possa parecer à primeira vista, é um claro exemplo disso.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar