As novas redes sociais e a democracia

A famosa aldeia global fragmentou-se em milhões de comunidades, capazes de entrar em discussões intensas mas incapazes de se influenciarem entre si.

Ouça este artigo
00:00
05:43

Passaram 20 anos desde que Mark Zuckerberg criou a primeira versão do Facebook, num dormitório da Universidade de Harvard. Embora não tenha sido a primeira rede social, foi a primeira que se desenvolveu e cresceu rapidamente por forma a contar entre os seus utilizadores uma fracção significativa da humanidade. Mais de três mil milhões de pessoas têm conta no Facebook e uma grande parte destas pessoas é utilizadora activa. Muitas outras plataformas foram desenvolvidas nestas duas décadas, as maiores das quais são o YouTube, o Instagram, o TikTok e o WeChat, todas elas com mais de mil milhões de utilizadores. Muitas outras, com centenas de milhões de utilizadores, como o X (Twitter), o SnapChat, o Douyin, o LinkedIn ou o Pinterest, são também populares e bem conhecidas, sendo algumas delas mais especializadas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários