Obesidade é doença há 20 anos em Portugal mas fármacos não podem ser comparticipados

Para que a comparticipação seja possível, é preciso que seja criado um grupo fármaco-terapêutico. A obesidade atinge cerca de dois milhões de pessoas e para os casos mais severos a cirurgia é a opção.

Foto
No ano passado, o SNS operou 1965 doentes com obesidade PE Pedro Elias - Colaborador
Ouça este artigo
00:00
08:59

A obesidade é reconhecida como doença desde há duas décadas em Portugal, mas os medicamentos disponíveis para o seu tratamento não têm enquadramento legal para serem comparticipados no país, assume o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde). Não existe um grupo fármaco-terapêutico em que se possam encaixar os poucos fármacos aprovados e disponíveis em Portugal para este efeito. Quando é que isso irá acontecer? O “enquadramento deverá ser feito em linha com a estratégia nacional integrada de prevenção e tratamento da obesidade a ser definida”, explica o Infarmed.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários