Grandes Escolhas elegeu melhores vinhos de 2023. São do Douro, Bairrada e Távora-Varosa

A revista distinguiu um espumante de 2006 das Caves Murganheira , um Bical de 2021 da Bacalhôa, um rosé de Pinot Noir de 2022 da Quanta Terra, o Vinha Maria Teresa 2019 e o 50 Anos da Dalva.

Foto
A Grandes Escolhas elegeu os cinco melhores vinhos de 2023 na óptica da sua equipa editorial Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
01:57

A revista Grandes Escolhas anunciou, esta sexta-feira, numa gala que decorre no Centro de Congressos do Estoril, os seus prémios para os melhores vinhos do ano e entregou também troféus a diversas personalidades, organizações, empresas e instituições que, para a sua redacção, se distinguiram no sector em 2023.

Para os redactores e críticos de vinhos da publicação especializada, e dirigida por Luís Lopes, os cinco melhores do ano são o Murganheira Assemblage Távora-Varosa Espumante Grande Reserva Branco 2006 (Melhor Espumante), o Bacalhôa 1931 Vinhas Velhas Bairrada Clássico Bical Branco 2021 (Melhor Vinho Branco), o Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé 2022 (Melhor Vinho Rosé) — um vinho regional do Douro —, o Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa Douro Tinto 2019 (Melhor Vinho Tinto) e o Dalva Porto Tawny 50 anos (Melhor Vinho Fortificado).

Estes são os melhores dos melhores do ano para a Grandes Escolhas, mas a revista anunciou também o Top 30 de 2023, segundo a avaliação da sua equipa editorial.

Durante a cerimónia foram atribuídos ainda 20 Troféus Grandes Escolhas (ler caixa), em diferentes categorias ligadas aos vinhos e à gastronomia. Destaque para o Produtor Revelação, prémio que foi ex-aequo para Domínio do Açor (Dão) e Herdade da Cardeira (Alentejo), para o Enólogo do ano, Francisco Antunes, da Bacalhôa, e para a distinção de Senhor do Vinho de 2023, que foi para António Soares Franco.

Luís Lopes confessa ser "sempre desafiante eleger os melhores, tendo em conta a excelência do que temos em Portugal na área vitivinícola e gastronómica”.

A revista anunciou ainda os melhores vinhos por região, num total de 270 vinhos. Esta é a sétima edição dos Prémios Grandes Escolhas e teve direito a transmissão em streaming. A cerimónia, que contou com mais de 830 convidados, poderá ser vista a posteriori no site da publicação.

Sugerir correcção
Comentar