Mesmo que não conheça a “taxa rosa”, se for mulher, esta tem impacto na sua vida

No consumo, a desigualdade pode começar na infância e chegar à vida adulta, com as mulheres a consumirem mais, a consumirem produtos específicos e a fazê-lo mesmo ganhando menos. Mas há alternativas.

Foto
O exemplo clássico da "taxa rosa" é o das lâminas de barbear Rui Gaudencio
Ouça este artigo
00:00
10:46

A expressão não é assim tão conhecida — “taxa rosa” —, mas, quando explicada, percebe-se que não se trata de um imposto, referindo-se antes a produtos que são mais caros porque, embora semelhantes a outros, se destinam ao público feminino. Por vezes, a única diferença é a cor da embalagem e daí o “rosa” no nome. Este foi um tema que preocupou o PAN, que o levou ao Parlamento em 2022, tendo sido aprovada uma proposta, no âmbito do Orçamento do Estado, para que se fizesse um levantamento de preços. O relatório já deveria ser conhecido desde Novembro, diz o partido.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários