Oito barras marítimas fechadas devido à agitação marítima com avisos alargados a mais distritos

Oito barras estão fechadas à navegação por causa da agitação marítima que colocou seis distritos em aviso laranja, passando a vermelho a partir das 18h. Também há avisos de queda de neve.

Foto
Além da agitação marítima, o IPMA emitiu já na quinta-feira avisos de queda de neve para 10 distritos do continente LUSA/ESTELA SILVA
Ouça este artigo
00:00
02:39

Oito barras marítimas do continente estão fechadas e três estão condicionadas devido à agitação marítima forte, tendo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitido avisos laranja e vermelho para sete distritos devido à ondulação.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja até às 18h desta sexta-feira, passando depois a vermelho (o mais grave de uma escala de três) entre as 18h e as 15h de sábado, hora em que passam novamente a laranja até às 7h de domingo.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa, as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinha da Ericeira e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação. As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros. Já a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros.

O instituto emitiu igualmente aviso laranja para os distritos de Setúbal, Beja e Faro a partir das 9h desta sexta-feira e até às 7h de domingo. Também a Costa Norte da Madeira e Porto Santo vão estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima entre as 12h desta sexta-feira e a meia-noite de domingo.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Além da agitação marítima, o IPMA emitiu já na quinta-feira avisos de queda de neve para dez distritos do continente. Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 9h de sábado, devido à previsão de queda de neve acima dos 800 metros, com acumulação acima de 1000 metros.

O IPMA prevê, pelo menos até ao fim-de-semana, períodos de chuva, que pode ser forte, descida das temperaturas, agitação marítima e vento forte devido à passagem de uma superfície frontal fria.

Por causa das previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) alertou na quinta-feira para a possibilidade de inundações, quedas de árvores e acidentes rodoviários devido às previsões de chuva, neve, vento e agitação marítima para os próximos dias.

A ANEPC alerta que é expectável piso rodoviário escorregadio, devido à acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, bem como queda de neve em áreas e altitudes “onde habitualmente não se verifica”. Em comunicado, a protecção civil alertou igualmente para possíveis inundações “nos locais historicamente mais vulneráveis” e em zonas urbanas e recomendou à população a tomada de medidas preventivas.

Sugerir correcção
Comentar