PSP registou mais de 336 mil denúncias criminais nos últimos dois anos

A PSP disponibiliza a nível nacional mais de duas centenas de locais para apresentação de denúncias e apoio a vítimas de crimes. Em 2023, o serviço 112 recebeu um total de 6.953.906 chamadas.

Foto
Dia Europeu das Vítimas de Crime assinala-se nesta quinta-feira Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
01:59

A Polícia de Segurança Pública (PSP) registou no biénio 2022-2023 mais de 336 mil denúncias criminais, segundo dados divulgados pela força de segurança a propósito do Dia Europeu das Vítimas de Crime, que se assinala nesta quinta-feira, 22 de Fevereiro.

Em comunicado, a PSP adianta que no ano de 2023, o serviço 112 recebeu um total de 6.953.906 chamadas.

“Importa ainda referir que no biénio 2022-2023, a PSP registou mais de 336 mil denúncias criminais, que tiveram o devido apoio, acompanhamento e encaminhamento”, é referido na nota.

Estes dados são divulgados nesta quinta-feira, o Dia Europeu das Vítimas de Crime, que foi criado no ano de 1990 em Estocolmo pela Victim Support Europ e, com o propósito de sensibilizar e alertar para a protecção e salvaguarda dos direitos das vítimas de crime, bem como dar a conhecer os mecanismos disponíveis a que podem recorrer, caso sejam vítimas de crime ou tenham presenciado um crime, independentemente da sua natureza.

A PSP disponibiliza a nível nacional mais de duas centenas de locais para apresentação de denúncias e apoio a vítimas de crimes, entre centenas de esquadras, 19 espaços de atendimento especializado e dedicado a vítimas de violência doméstica (vítimas especialmente vulneráveis), quatro postos policiais localizados nos principais hospitais da Área Metropolitana de Lisboa e três Esquadras de Turismo.

Podem ser feitos contactos ainda através da queixa electrónica para formalizar qualquer denúncia criminal via internet, bem como os endereços electrónicos violenciadomestica@psp.pt, proximidade@psp.pt, escolasegura@psp.pt, contacto@psp.pt.

A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima registou em 2023 30.950 crimes, a maioria relacionados com violência doméstica e crimes sexuais contra crianças e jovens.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários