Meio século depois, Estados Unidos voltam à Lua através de uma missão privada

A última alunagem de um objecto espacial norte-americano data de 1972 – a última missão da Apolo. O módulo lunar Odysseus marca o regresso à Lua e uma nova era para as empresas espaciais.

Foto
Uma selfie do módulo Odysseus com o planeta Terra, quando estava a caminho da Lua Intuitive Machines
Ouça este artigo
00:00
08:51

Os Estados Unidos estão finalmente de regresso à Lua – mais de 50 anos depois da última missão Apolo, em 1972. O módulo lunar Odysseus pousou ao final da noite desta quinta-feira, junto à cratera Malapert A. Não é só o retorno norte-americano à Lua que se celebra: é também a primeira missão privada a chegar ao satélite natural da Terra. Houve um momento de pausa entre a hora prevista de alunagem e a confirmação de que tudo estava bem com o Odysseus – uma pausa de 15 minutos sem comunicações que precipitava maus augúrios. No final, às 23h38 irromperam os aplausos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 24 comentários