Não é fácil e não vai ser fácil

Numa campanha eleitoral todos prometem soluções redentoras para os problemas, mas os eleitores têm a obrigação de decidir sabendo que não há respostas fáceis para o que é complexo.

Ouça este artigo
00:00
02:18

Podem-se clarificar as disposições sobre a hierarquia do Ministério Público, legislar para evitar a detenção excessiva de suspeitos. Pode e deve comprometer-se a classe política com medidas que tragam estabilidade a um dos pilares do sistema, definitivamente abalado pela incerteza. Mas a atitude de enorme desconfiança dos actores da Justiça perante a política e a governação, com uma dose perigosa de ignorância e alguma queda para o espectáculo tablóide, são questões de uma cultura que ameaça resvalar para o justicialismo. Questões de cultura demoram tempo a mudar e exigem uma visão integrada que não termina em medidas avulsas, antes exige uma visão para a mudança e uma gestão persistente e competente. Neste, como em muitos outros problemas dos portugueses.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários