Fotogaleria

Esta América nunca existiu: Phil Toledano usa a IA para contar uma história alternativa

Na série Another America, o artista "reescreveu" a História dos EUA em imagens fotorrealistas geradas por inteligência artificial. E deixa um alerta: "a História falsa poderá, um dia, vir a ser realmente convincente".

Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
Fotogaleria
Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial

Decorria o ano de 2016. As campanhas eleitorais de Donald Trump e Hillary Clinton, que disputavam a liderança à Casa Branca, dominavam as manchetes dos jornais e incendiavam amores e ódios viscerais que encontravam eco online, nas redes sociais, o lugar onde informação e desinformação competiam em pé de igualdade pela atenção dos eleitores. A elevação das teorias da conspiração à cultura mainstream marcou esse período. Com o movimento QAnon na dianteira, centenas de milhares de cidadãos norte-americanos passaram a crer num conjunto de dados e informações não verificados que alteraria a sua percepção do mundo (e também a sua intenção de voto).

A partir da sua casa Nova Iorque, o artista e ex-publicitário britânico Phil Toledano observava esses fenómenos atentamente. “Nessa altura, comecei a interessar-me pela ideia de que eu vivo numa realidade completamente diferente da de outras pessoas”, contou ao Ípsilon, numa entrevista por videoconferência a partir de Nova Iorque. Durante vários anos, o artista tentou desenvolver um projecto em torno das teorias da conspiração e das suas realidades paralelas. Mas em finais de 2022, quando ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa – com plataformas como o ChatGPT, o Midjourney e outras – se tornaram acessíveis ao grande público e tornaram possível gerar imagens sintéticas de aspecto fotorrealista em poucos segundos, Toledano teve o seu momento eureka.

“A fotografia não existe há muito tempo”, refere, aludindo para o surgimento da fotografia na primeira metade do século XIX. “E desde a sua invenção que tem estado muito associada aos jornais, à ideia de evidência, de prova, de verdade.” Quando surgiu a possibilidade de gerar algo que parece fotografia mas não é fotografia, Toledano quis escancarar a porta da dúvida, “tirar o tapete” a quem (ainda) confia nas imagens. Foi assim que nasceu Another America, o projecto concebido em Midjourney que reescreve a história dos Estados Unidos.

As dezenas de imagens do projecto que Toledano gerou com recurso à inteligência artificial generativa descrevem, numa estética que alude à “era dourada da fotografia”, cenários fantásticos, pouco verosímeis, que são acompanhados de legendas que as associam a períodos e lugares reais.

Uma das imagens, Os Mortos por Congelamento de Montclair, Nova Jérsia, traça o retrato do Inverno gelado de 1954. “Em 27 ocasiões, as temperaturas desceram, em minutos, aos 40 graus negativos, resultando em 14 mortes instantâneas”, lê-se na legenda. Ao centro, um homem identificado como sendo Donald Tway, de 52 anos, figura, aparentemente sem vida, coberto de neve até à altura do peito.

O fenómeno nunca aconteceu e Donald Tway é uma personagem fictícia. “A IA torna possível gerar provas convincentes que suportem qualquer tipo de mentira”, refere o artista, fechando o círculo que inicialmente abriu ao referir o papel das teorias da conspiração na sociedade norte-americana. “A partir do advento da IA, em que imagens podemos acreditar?” Quais as implicações do lançamento, em massa, deste tipo de imagens para a web e quais as consequências para a compreensão individual e colectiva do presente? E quais serão, no futuro, os elementos de sustentação da nossa construção histórica?

Another America é apenas o ponto de partida para uma discussão que Toledano considera urgente. “Porque a História falsa poderá, um dia, vir a ser realmente convincente.”

"'Polite Extra Slims. “It’s what a real lady does'. Este era o slogan dos anúncios de cigarros Brown & Williamson, que podia ser exalado pela parte de trás da cabeça. 'Uma senhora não exala o seu cigarro na cara de um homem. É mais subtil. E que homem não gosta disso?', lia-se no anúncio. No início dos anos 1950, a empresa viu uma oportunidade de conquistar o público feminino que trabalhava em escritórios. O lançamento foi um sucesso."
"'Polite Extra Slims. “It’s what a real lady does'. Este era o slogan dos anúncios de cigarros Brown & Williamson, que podia ser exalado pela parte de trás da cabeça. 'Uma senhora não exala o seu cigarro na cara de um homem. É mais subtil. E que homem não gosta disso?', lia-se no anúncio. No início dos anos 1950, a empresa viu uma oportunidade de conquistar o público feminino que trabalhava em escritórios. O lançamento foi um sucesso." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"A medusa voadora na Baixa da cidade". "Lia-se no <i>The New York Times</i>, a 3 de Abril de 1951, "resíduos industriais nauseabundos geram nuvens de medusas gigantes". O artigo dava conta de uma crise na qualidade do ar e das águas em Nova Iorque que deu origem a nuvens tóxicas e ao surgimento de enormes medusas voadoras, que deixaram a todos boquiabertos. Cedo se descobriu que, uma vez embatendo contra um obstáculo, as medusas explodiam, expelindo um líquido espesso e malcheiroso sobre quem estivesse em baixo. O jornal deu conta do surgimento de 11 medusas entre 1952 e 53."
"A medusa voadora na Baixa da cidade". "Lia-se no The New York Times, a 3 de Abril de 1951, "resíduos industriais nauseabundos geram nuvens de medusas gigantes". O artigo dava conta de uma crise na qualidade do ar e das águas em Nova Iorque que deu origem a nuvens tóxicas e ao surgimento de enormes medusas voadoras, que deixaram a todos boquiabertos. Cedo se descobriu que, uma vez embatendo contra um obstáculo, as medusas explodiam, expelindo um líquido espesso e malcheiroso sobre quem estivesse em baixo. O jornal deu conta do surgimento de 11 medusas entre 1952 e 53." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Famoso criador de cães Murvin Trevor e os seus cães vencedores de concursos, em 1954. (Nota: o criador guardava o pêlo dos cães após escovagem que transformava em casacos de inverno para a esposa.)"
"Famoso criador de cães Murvin Trevor e os seus cães vencedores de concursos, em 1954. (Nota: o criador guardava o pêlo dos cães após escovagem que transformava em casacos de inverno para a esposa.)" Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Recordam-se da grande inundação de 1942?"
"Recordam-se da grande inundação de 1942?" Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Colm e Eamon Fahei nasceram com uma condição rara que ocorre numa em cada dez milhões de pessoas. Nasceram em 1914 com um braço unido. Os pais, imigrantes irlandeses que viviam em Five Points, na zona baixa de Manhattan, Nova Iorque, organizavam espectáculos em Coney Island para exibi-los. Depois da morte dos pais, durante a Gripe Espanhola, os rapazes ficaram entregues ao estado. Foram excelentes alunos. Eamon, à esquerda, nunca casou. Colm casou aos 25 anos. Morreram com 4 minutos de diferença."
"Colm e Eamon Fahei nasceram com uma condição rara que ocorre numa em cada dez milhões de pessoas. Nasceram em 1914 com um braço unido. Os pais, imigrantes irlandeses que viviam em Five Points, na zona baixa de Manhattan, Nova Iorque, organizavam espectáculos em Coney Island para exibi-los. Depois da morte dos pais, durante a Gripe Espanhola, os rapazes ficaram entregues ao estado. Foram excelentes alunos. Eamon, à esquerda, nunca casou. Colm casou aos 25 anos. Morreram com 4 minutos de diferença." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
Um zepellin no meio da cidade.
Um zepellin no meio da cidade. Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"O grande fosso de Cincinnati." Domingo de Páscoa de 1946. As chamadas começaram a chegar aos telefonistas e às esquadras da polícia pelas 6:30 da manhã. Vozes do outro lado da linha deixavam transparecer pânico e confusão e questionavam ‘o que foi aquele barulho, aquela explosão?’ O edifício de 10 andares Sittenfeld tinha sido engolido pelo enorme fosso que tinha mais de 30 metros de profundidado."
"O grande fosso de Cincinnati." Domingo de Páscoa de 1946. As chamadas começaram a chegar aos telefonistas e às esquadras da polícia pelas 6:30 da manhã. Vozes do outro lado da linha deixavam transparecer pânico e confusão e questionavam ‘o que foi aquele barulho, aquela explosão?’ O edifício de 10 andares Sittenfeld tinha sido engolido pelo enorme fosso que tinha mais de 30 metros de profundidado." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Os mortos por congelamento de Montclair, Nova Jérsia". Nos arquivos da Biblioteca Pública de Montclair há um livro que descreve os fenómenos climáticos de Nova Jérsia no ano atípico de 1954. Esse Inverno, as temperaturas baixaram aos 40 graus negativos em poucos minutos em 27 ocasiões. Em resultado, 14 pessoas tiveram morte instantânea na rua. Este homem, Donald Tway, de 52, foi uma das vítimas."
"Os mortos por congelamento de Montclair, Nova Jérsia". Nos arquivos da Biblioteca Pública de Montclair há um livro que descreve os fenómenos climáticos de Nova Jérsia no ano atípico de 1954. Esse Inverno, as temperaturas baixaram aos 40 graus negativos em poucos minutos em 27 ocasiões. Em resultado, 14 pessoas tiveram morte instantânea na rua. Este homem, Donald Tway, de 52, foi uma das vítimas." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Efeitos secundários". "Então a cabeça dela às vezes começava a arder. Vocês, crianças, nem imaginam. A minha mãe dizia isso sempre que víamos fotografias antigas. Esta é de 1955, no centro de Boston. Ela tinha 23 anos e trabalhava como telefonista na New England Telephone. Os auscultadores davam-lhe dores de cabeça e, para resolver isso, decidiram criar um creme à base de petróleo. As dores de cabeça desapareciam, mas o creme dava dores de estômago e náuseas. Tinha efeitos secundários, um deles era tornar a pessoa altamente inflamável. Cada garrafa vinha com um pequeno extintor de incêndio. A minha mãe disse que não era incomum ver cabeças de pessoas a arder. Foi assim que ela conheceu meu pai, na verdade. Eles estavam parados em uma esquina, à espera de um semáforo, quando a cabeça dela começou a arder. Ela adorava contar a história."
"Efeitos secundários". "Então a cabeça dela às vezes começava a arder. Vocês, crianças, nem imaginam. A minha mãe dizia isso sempre que víamos fotografias antigas. Esta é de 1955, no centro de Boston. Ela tinha 23 anos e trabalhava como telefonista na New England Telephone. Os auscultadores davam-lhe dores de cabeça e, para resolver isso, decidiram criar um creme à base de petróleo. As dores de cabeça desapareciam, mas o creme dava dores de estômago e náuseas. Tinha efeitos secundários, um deles era tornar a pessoa altamente inflamável. Cada garrafa vinha com um pequeno extintor de incêndio. A minha mãe disse que não era incomum ver cabeças de pessoas a arder. Foi assim que ela conheceu meu pai, na verdade. Eles estavam parados em uma esquina, à espera de um semáforo, quando a cabeça dela começou a arder. Ela adorava contar a história." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Alguém se recorda do desastre dos edifícios derretidos do final dos anos 1930? O uso de materiais de construção incompatíveis provocou uma reacção química em diversos edifícios em Nova Iorque, com consequências desastrosas."
"Alguém se recorda do desastre dos edifícios derretidos do final dos anos 1930? O uso de materiais de construção incompatíveis provocou uma reacção química em diversos edifícios em Nova Iorque, com consequências desastrosas." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Depois do grande furacão de 1955."
"Depois do grande furacão de 1955." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Erwin McNulty e o seu cão mastim guliveriano vencedor de concursos Garamond (a fonte tipográfica foi baptizada em sua homenagem). Erwin tinha uma equipa de três homens que acompanhavam o cão para limpar os seus enormes dejectos."
"Erwin McNulty e o seu cão mastim guliveriano vencedor de concursos Garamond (a fonte tipográfica foi baptizada em sua homenagem). Erwin tinha uma equipa de três homens que acompanhavam o cão para limpar os seus enormes dejectos." Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial
"Época gripal, 1953"
"Época gripal, 1953" Imagem sintética gerada por Inteligência Artificial