Guiné-Bissau: no coração das trevas, a ilha das tartarugas-verdes em risco

A ilha do Poilão é um dos locais mais importantes do mundo para a desova das tartarugas-verdes. Mas com as alterações climáticas, a própria ilha está risco.

PP - 07 NOVEMBRO 2023 - GUINE  - ILHA DO POILAO TARTARUGAS 
PUBLICO
Fotogaleria
Não são tartarugas quaisquer, são chelonia mydas, tartarugas-verdes Paulo Pimenta
PP Paulo Pimenta - 07 Novembro 2023 - Guine-Bissau, arquipelago dos Bijagos, Ilha do Poilao - Parque Nacional Marinho Joao Vieira e Poilao. Pescadores lancam as redes ao mar, pesca. A ilha da Africa ocidental e o local preferido para a nidificacao e desova das tartarugas-verdes (chelonia mydas), que sairam recentemente da lista de especies em vias de extincao
Fotogaleria
Os pescadores lançam as redes ao mar Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
06:37

Há uma solidão primária no que observamos e é impossível não nos sentirmos intrusos esta noite nesta praia no fim do mundo. Avançamos em silêncio apenas quebrado por murmúrios, luzes LED vermelhas a indicar-nos o caminho, de buraco em buraco. E tudo parece culminar no momento em que observamos uma “lágrima” escorrer no rosto impassível de uma tartaruga. Vem acompanhada de uma respiração ofegante, como um lamento visceral, e de um erguer da cabeça na pausa do seu labor — está a pôr ovos. E o ninho que ela decidiu escavar é sobre outro: começam a eclodir os outros ovos que já estariam aí há dois meses. Belmiro, também aqui o nosso guia, decide ajudar a natureza pegando numa das minúsculas tartarugas ainda a aprender a respirar e atirando-a para a areia onde irá começar a desorientada caminhada para o mar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar