Diogo Ribeiro ou “the super star youngster”

Em cinco dias, o jovem português de 19 anos conquistou duas medalhas de ouro nos Mundiais de natação, em Doha. Mas há quem avise que é importante deixá-lo crescer.

Foto
Diogo Ribeiro já conquistou três medalhas em Mundiais MOHAMED MESSARA/EPA
Ouça este artigo
00:00
06:45

Até 24 de Julho de 2023, o currículo de Portugal em Campeonatos do Mundo de natação tinha como coroa de glória um quinto lugar nos 200 metros bruços, em 1986. Proeza de um nome que se tornou mítico para a natação nacional: Alexandre Yokochi. Em pouco mais de meio ano, um jovem de Coimbra elevou a modalidade para um patamar que era quase inimaginável. Após conquistar, há seis meses, a primeira medalha portuguesa em Mundiais (prata nos 50 metros mariposa, em Fukuoka), Diogo Ribeiro tornou-se no primeiro atleta masculino a sagrar-se bicampeão no Mundial de 2024: ouro nos 50 e 100 metros mariposa. Ainda a recuperar o fôlego após a proeza, o português foi apresentado em Doha como “the super star youngster” (a jovem super estrela), mas o ex-nadador olímpico António Bessone Basto deixa um alerta: “Agora, não o estraguem. Deixem-no respirar.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários