Alexandre Yokochi, a natação e o destino do mundo

Quase 40 anos depois, continua a ser o único nadador português finalista em Jogos Olímpicos e Mundiais. Ao PÚBLICO, fala da sua carreira desportiva, mas, também, da sua vida nos EUA.

Foto
Alexandre Yokochi Arquivo Federação Portuguesa de Natação

Não foi lá que Portugal celebrou a primeira medalha, mas os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 são a primeira grande celebração no maior dos palcos desportivos. O país ficou acordado até às três da manhã para ver Carlos Lopes cortar a meta sozinho no Coliseu de Los Angeles e conquistar o primeiro ouro olímpico do desporto português. Nas quatro décadas seguintes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nelson Évora e Pedro Pichardo deram continuidade à conquista de Lopes. Mas esses Jogos californianos continuam a ser o palco de um feito único e irrepetível no desporto português. Alexandre Yokochi não foi campeão, nem medalhado, mas continua a ser o único finalista português na natação olímpica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários