Uma base de dados para preservar os murais no Reino Unido, incluindo os de Banksy

Iniciativa da Art UK terá três anos para fotografar, filmar e digitalizar murais pelo país, documentando o comentário social, a beleza ou a tensão política no território.

cultura,arte-urbana,banksy,irlanda-norte,culturaipsilon,
Fotogaleria
Mural lealista paramilitar na Newtonard Road em Belfast CATHAL MCNAUGHTON/Reuters
cultura,arte-urbana,banksy,irlanda-norte,culturaipsilon,
Fotogaleria
Mural de tributo aos membros do IRA PAUL MCERLANE/Reuters
cultura,arte-urbana,banksy,irlanda-norte,culturaipsilon,
Fotogaleria
Banksy pinta sobre o "Brexit" GERRY PENNY/EPA
Ouça este artigo
00:00
05:13

Até Dezembro de 2026, a organização britânica sem fins lucrativos Art UK terá no terreno uma iniciativa com vista a digitalizar mais de cinco mil murais pintados ou colados em paredes do Reino Unido — incluindo várias obras de Banksy, provavelmente o artista urbano mais célebre e mais furtado do mundo. Lançada em Janeiro, esta operação não envolve apenas os associados da Art UK: convida também os transeuntes e “detectives de arte amadores” a fotografar as obras com que se depararem na rua, contribuindo assim para o registo de murais tão emblemáticos quanto os que, por exemplo, documentam as tensões religiosas na Irlanda do Norte.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar