Caso EDP. Advogado impede declarações de Salgado “em defesa da dignidade humana, devido à doença que tem”

Manuel Pinho, a mulher, Alexandra Pinho, e Ricardo Salgado respondem por crimes de corrupção, branqueamento e fraude fiscal.

Foto
O antigo presidente do BES foi objecto de duas perícias do Instituto Nacional de Medicina Legal (IML), pedidas no âmbito de processos judiciais, que confirmam que sofre da doença de Alzheimer LUSA/PAULO CUNHA
Ouça este artigo
00:00
06:43

Ricardo Salgado esteve esta sexta-feira no tribunal, mas acabou por não prestar declarações. O antigo banqueiro entrou na sala acompanhado pela mulher e pelos advogados. Conseguiu dizer o seu nome, o nome dos pais e onde nasceu, mas, quando a juíza lhe perguntou a morada, disse que tinha de pedir ajuda à mulher. Ricardo Salgado reconheceu Manuel Pinho, quando a juíza o mandou levantar-se; no entanto, sobre os factos pelos quais estava a ser julgado nada conseguiu dizer. E foi neste momento que Francisco Proença de Carvalho, advogado de Ricardo Salgado, disse perante o tribunal que não ia permitir que o seu cliente continuasse a falar. “Em defesa da dignidade humana, devida à doença que tem”, justificou.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 14 comentários