Empresas podem candidatar-se aos estágios do IEFP a partir desta sexta-feira

Empresas podem candidatar-se ao programa Ativar.pt a partir desta sexta-feira. Concurso encerra quando se esgotar a dotação de 100 milhões de euros do programa.

Foto
De acordo com o Governo, seis meses após o estágio, 80% dos jovens estão inseridos no mercado de trabalho Daniel Rocha
Ouça este artigo
00:00
02:10

Abriram nesta sexta-feira, 9 de Fevereiro, as candidaturas aos estágios financiados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e destinados a jovens desempregados até aos 30 anos (em casos específicos, pode ir até aos 45 anos). O programa Ativar.pt conta com 100 milhões de euros e o período de candidaturas encerra quando se esgotar esta dotação.

As empresas que quiserem receber estagiários têm de se candidatar no portal do IEFP e a atribuição do apoio é decidida no prazo de 30 dias úteis.

São abrangidos os jovens entre os 18 e os 30 anos – no caso dos desempregados há mais de 12 meses e que tenham concluído uma nova qualificação há menos de três anos, o limite vai até aos 45 anos – inscritos como desempregados nos centros de emprego.

Os estágios Ativar.pt têm a duração de nove meses (que, em alguns casos, pode ser de seis ou 12 meses).

Os jovens recebem uma bolsa entre os 662 e os 1273 euros, dependendo do seu nível de qualificação, e o IEFP comparticipa com 65% a 80% deste valor (que pode ser majorado, até um limite de 95%). Está também previsto o pagamento de subsídios de refeição e de transporte, que também podem ser comparticipados.

As empresas que celebrem contrato sem termo com o estagiário nos 20 dias seguintes à conclusão do programa também serão compensadas com um prémio que pode ir até 2546 euros (cinco vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais).

No ano passado, o IEFP abriu dois períodos de candidaturas aos estágios. O primeiro teve uma dotação inicial de 75 milhões de euros, que depois foi reforçada com 45 milhões de euros, num total de 120 milhões.

O segundo período de candidaturas abriu a 15 de Setembro, mas, ao contrário do que aconteceu no primeiro, não houve reforço orçamental. Isso levou a que o concurso tenha encerrado logo a 29 de Setembro, por ter sido esgotada a dotação de 50 milhões de euros.

Desde que foi lançado, em 2020, foram aprovados 98.741 estágios ao abrigo do programa e, destes, 70.888 jovens foram colocados nas empresas.

Sugerir correcção
Comentar