Hoje somos reconhecidos na Europa como um actor principal das neurociências

A Bial faz 100 anos ainda com o lastro dos medicamentos para a epilepsia e para a doença de Parkinson que criou e lhe mudaram o rumo. Em 2029 a empresa espera uma segunda revolução.

Foto
António Portela, CEO da empresa Bial Manuel Roberto

O bisavô Álvaro não quis ser apenas mais um farmacêutico e arriscou numa empresa inovadora para a época. O avô consolidou o caminho. O pai baralhou e deu de novo, criando as bases para uma cultura de investigação e desenvolvimento que permitiu à Bial criar dois medicamentos de raiz e criar nome na área das neurociências. António Portela é o titular dessa herança e aponta para o futuro. A Bial quer continuar a ser a empresa nacional que mais investe em investigação por prazer e “necessidade vital”. Deixou a área das doenças cardiovasculares, abriu portas às doenças raras e, se tudo correr bem, lá para 2029 terá um novo medicamento inovador para a terapia da doença de Parkinson, explica o presidente-executivo da empresa em entrevista ao PÚBLICO.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários