EUA e Reino Unido lançam novos ataques contra alvos dos houthis no Iémen

Ataques atingiram locais de armazenamento de armas e sistemas de mísseis que os houthis utilizaram para atacar navios do mar Vermelho, disse o Pentágono.

Foto
Manifestantes juntam-se em Sanaa, no Iéman, para protestar contra ataques dos EUA EPA/YAHYA ARHAB
Ouça este artigo
00:00
02:06

Os Estados Unidos e o Reino Unido lançaram ataques contra 36 alvos no Iémen neste sábado, o segundo dia de grandes operações norte-americanas contra grupos ligados ao Irão após um ataque mortal contra as suas tropas que ocorreu no fim-de-semana passado.

Os ataques atingiram locais de armazenamento de armas, sistemas de mísseis e outros tipos de armamento que os houthis utilizaram para atacar os navios do mar Vermelho, disse o Pentágono, acrescentando que teve como alvo 13 locais em todo o país. Os meios de comunicação iemenitas noticiaram ataques em Al-Hudaydah e Sanaa.

“Esta acção colectiva envia uma mensagem clara aos houthis de que continuarão a sofrer novas consequências se não acabarem com os seus ataques ilegais a navios e embarcações navais internacionais”, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, acrescentando que os ataques tiveram o apoio da Austrália, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Países Baixos e Nova Zelândia.

Os Estados Unidos realizaram, na sexta-feira, ataques no Iraque e na Síria contra mais de 85 alvos ligados ao corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irão e às milícias que este apoia. Estes bombardeamentos, condenados pelo Irão e pelo Iraque, foram levados a cabo em retaliação a um ataque que matou três soldados e feriu mais de 40 militares norte-americanos na Jordânia.

Segundo o Governo iraquiano, os bombardeamentos mataram 16 pessoas e feriram outras 25 no Iraque, todas elas combatentes do Kataib Hezbollah — um grupo radical xiita iraquiano, apoiado pelo Irão, que foi identificado pelos EUA como o responsável pelo lançamento do drone que matou os soldados norte-americanos.

Na Síria, e segundo informações do Observatório Sírio dos Direitos Humanos — uma organização com sede no Reino Unido e com uma rede de colaboradores no terreno —, os ataques dos EUA mataram 18 militantes de um outro grupo apoiado pelo Irão.

Enquanto os Estados Unidos acusam as milícias apoiadas pelo Irão de atacarem tropas norte-americanas em bases no Iraque, na Síria e na Jordânia, os houthis do Iémen, apoiados pelo Irão, têm atacado navios comerciais e de guerra no mar Vermelho. Os Estados Unidos já realizaram mais de dez ataques contra alvos houthis nas últimas semanas, mas não conseguiram impedir os ataques do grupo.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários