Nigéria, de José Peseiro, desfaz sonho de Angola na CAN

“Super Águias” estão nas meias-finais da Taça Africana da Nações, ficando a aguardar o desfecho do jogo Cabo Verde-África do Sul.

Foto
Nigéria de Victor Osimhen voa para a meia-final da CAN Reuters/SIPHIWE SIBEKO
Ouça este artigo
00:00
02:56

A Nigéria, de José Peseiro, qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da 34.ª edição da Taça Africana das Nações (CAN), vencendo (1-0) e deitando por terra, em Abidjan, as ambições de Angola, nação que sonhava alcançar pela primeira vez na história um triunfo nos quartos-de-final da competição.

Ademola Lookman assinou (41') o golo que deu vantagem aos nigerianos, favoritos para alcançarem a quarta conquista (venceram a competição em 1980, 1994 e 2013) na CAN.

Depois do "bis" no triunfo (2-0) frente à selecção dos Camarões, Lookman, avançado da Atalanta, provou que vive momento de inspiração no torneio organizado pela Costa do Marfim, dando à Nigéria a vantagem de que a equipa do seleccionador português das "Super Águias" precisava para desbloquear a partida com Angola.

Um golo providencial, a quatro minutos do intervalo, nascido de uma precipitação de Kialonda Gaspar, defesa central dos "Palancas Negros" que actua no Estrela da Amadora, batido em velocidade após tentativa de desarme no limite.

Até esse momento, as equipas pouco tinham arriscado: para além do remate de Lookman, Angola e Nigéria dividiram as duas únicas finalizações enquadradas com as balizas: a primeira, logo a abrir, num desvio de Mabululu, que poderia ter dado vantagem à selecção orientada pelo também português Pedro Soares Gonçalves.

O "astro" do Nápoles, Victor Osimhen, respondeu num cabeceamento interceptado pelo guarda-redes António Dominique, que actua no terceiro escalão do futebol suíço. Mas foi o golo de Lookman a fazer a diferença e a permitir um início de segunda parte mais forte da Nigéria.

Nada que Zini Salvador, jovem avançado dos campeões gregos, AEK, não tivesse conseguido desfazer num ataque que se esfumou com um remate ao poste da baliza da Nigéria. Um aviso importante para a equipa de José Peseiro, que viu o VAR anular um golo a Osimhen (76'), por posição irregular.

A Nigéria defrontará nas meias-finais o vencedor do encontro entre Cabo Verde e África do Sul, a disputar, este sábado, em Yamoussoukro.

Congo supera Guiné

Ainda esta sexta-feira, República Democrática do Congo e Guiné Conakri discutiram a segunda vaga nas meias-finais da CAN, com os “Leopardos” do ex-FC Porto Chancel Mbemba e do avançado do Sp. Braga Simon Banza a superarem os “Elefantes”, por 3-1.

Mbemba esteve em destaque, ao cometer falta que originou o primeiro penálti do encontro, redimindo-se numa subida à área contrária para empatar o jogo. Mohamed Bayo (20’) abriu, de penálti, as contas do desafio dos quartos-de-final, com o central congolês a estabelecer, sete minutos depois, o empate.

O golo que acelerou o triunfo da selecção da República Democrática do Congo surgiu na sequência de nova grande penalidade, que Yoane Wissa (65’) não desperdiçou. Masuaku (82') confirmou o apuramento num livre directo. O Congo fica a aguardar o resultado do jogo entre Mali e Costa do Marfim (17h).

Sugerir correcção
Comentar