China apreendeu quase 26 toneladas de droga em 2023

Forças policiais investigaram mais de 200 casos de fabrico de droga no ano passado e apreenderam mais de 740 toneladas de materiais utilizados para o efeito.

Foto
As forças policiais investigaram mais de 200 casos de fabrico de droga no ano passado LUSA/LUÍS FORRA
Ouça este artigo
00:00
01:09

A polícia chinesa apreendeu 25,9 toneladas de droga em 2023, um ano em que as autoridades investigaram 42 mil casos relacionados com narcóticos e detiveram mais de 65 mil pessoas ligadas à posse, tráfico ou consumo.

De acordo com um relatório do ministério da Segurança Pública divulgado na noite de quarta-feira, as forças policiais investigaram mais de 200 casos de fabrico de droga no ano passado e apreenderam mais de 740 toneladas de materiais utilizados para o efeito.

Destacam-se as operações na província de Yunnan, que faz fronteira com o Myanmar (antiga Birmânia), o Laos e o Vietname, onde foram registados cerca de 2900 casos de tráfico de droga transfronteiriço e confiscadas 12,2 toneladas de substâncias ilícitas.

O ministério informou ainda que dez novas drogas - estupefacientes e psicotrópicos - foram adicionadas à lista de substâncias controladas do país em 2023.

A China considera que tem o "sistema de controlo de drogas mais rigoroso do mundo" e o maior número de substâncias proibidas. O tráfico de droga em grande escala é um crime punível com pena de morte no país.

Sugerir correcção
Comentar