Veto sobre a autodeterminação de género nas escolas. O que está em causa?

No centro da polémica estão dois diplomas. Marcelo vetou e o tema terá de voltar só na próxima legislatura.

O Presidente da República vetou nesta segunda-feira o decreto que estabelecia as medidas a aplicar pelas escolas para assegurar o direito à autodeterminação da identidade de género e à protecção das características sexuais dos alunos.

No centro da polémica estão dois diplomas. Um deles gizava as linhas com que as escolas deviam implementar a lei que reconhece o direito à identidade de género, que implica a implementação de medidas de protecção para os membros da comunidade de pessoas transgénero e que proíbe a discriminação contra estes. O segundo diploma abriria a possibilidade de escolher um nome neutro no registo civil.

Neste P24 ouvimos a jornalista Marta Leite Ferreira e os testemunhos do presidente da Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género, António Vale, do presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, e da deputada socialista Isabel Moreira.


Siga o podcast P24 e receba cada episódio logo de manhã no Spotify, na Apple Podcasts, ou noutras aplicações para podcasts.​

Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um email para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Comentar