Marcelo veta lei da autodeterminação do género nas escolas

Veto surge numa altura em que várias escolas já avançaram “sem dramas” com as medidas de apoio a alunos com disforia de género. E “custou zero” proporcionar-lhes esse conforto, dizem directores.

Foto
Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
09:22

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou o decreto que estabelecia as medidas a aplicar pelas escolas para assegurar o direito à autodeterminação da identidade de género e à protecção das características sexuais dos alunos. "A aplicação nas escolas das medidas preconizadas no diploma tem necessariamente de ser ajustada às várias situações e, em particular, à idade de crianças e adolescentes", começa por referir Marcelo, na carta que acompanha a devolução do decreto sem promulgação ao Parlamento, para, num tom duro, lembrar que "o decreto peca por uma quase total ausência dos pais e encarregados de educação" na implementação das medidas previstas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção