Um Estado com estratégia não é socialismo, é boa política

Talvez a direita portuguesa fique chocada por saber o quão “socialista” a UE se tornou. Mas ficará ainda mais chocada se olhar para alguns casos que estão fora da Europa.

Ouça este artigo
00:00
06:05

O tema central que divide direita e esquerda em Portugal parece agora ser outro. A julgar pelas intervenções das últimas semanas, os principais partidos políticos estão de acordo (pelo menos até às eleições…) sobre a necessidade de proteger o SNS e a escola pública, sem prejuízo do equilíbrio das finanças do Estado. Desde Centeno, o PS aderiu ao clube das “contas certas”. A direita, por sua vez, deixou de falar da reforma do Estado e dos serviços públicos, ou da sustentabilidade da Segurança Social. A clivagem virou-se agora para o papel do Estado no desenvolvimento económico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 65 comentários