Coreia do Norte dispara vários mísseis de cruzeiro

Vários mísseis de cruzeiro não identificados foram disparados perto das águas da cidade de Sinpo, na Coreia do Norte, às 8h locais.

Foto
Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro numa altura de tensões crescentes entre os dois vizinhos EPA/JEON HEON-KYUN
Ouça este artigo
00:00
01:32

O exército sul-coreano anunciou que a Coreia do Norte disparou vários mísseis de cruzeiro, numa altura de tensões crescentes entre os dois vizinhos da península coreana.

"O nosso exército detectou vários mísseis de cruzeiro não identificados disparados perto das águas da cidade de Sinpo, na Coreia do Norte, às 8h [23h de sábado em Portugal]", declarou o Estado-Maior sul-coreano em comunicado.

Esta semana, Pyongyang lançou mísseis de cruzeiro na direcção do mar Amarelo, a oeste da península coreana, alegando tratar-se de uma nova geração de mísseis estratégicos de cruzeiro.

Os serviços secretos sul-coreanos e norte-americanos estão a analisar o lançamento e a acompanhar de perto outros movimentos e actividades da Coreia do Norte.

Os testes de mísseis de cruzeiro, que voam na atmosfera, não estão sujeitos às sanções impostas à Coreia do Norte pela ONU. Ao contrário dos mísseis balísticos, cuja trajectória é essencialmente no espaço.

Na quinta-feira, um dia depois de Pyongyang ter disparado mísseis de cruzeiro, sem especificar um número, a agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA afirmou que o teste fazia parte de "um processo de actualização constante do sistema de armas e de uma actividade regular e obrigatória".

"O teste de disparo não teve qualquer impacto na segurança dos países vizinhos, nem estava relacionado com a situação regional", afirmou.

As tensões entre Pyongyang e Seul aumentaram acentuadamente nos últimos meses. Os dois países inimigos renegaram acordos alcançados em 2018 para evitar incidentes armados e aumentaram recursos militares na fronteira.

Sugerir correcção
Comentar