Embalagens: substituição do plástico pelo papel é uma “falácia”

Em breve, os consumidores pagarão uma taxa pelos sacos plásticos leves. Em nome do ambiente, muitas empresas estão a ser empurradas para a utilização de embalagens de papel, mas isso “é uma falácia”.

Foto
Adiamento por razoes " operacionais " da taxa de utilizacao dos sacos plasticos leves na venda a granel de determinados produtos, plastico, saco com frutas, laranjas, 2 de Janeiro de 2024, Aveiro, Portugal. Adriano Miranda /PUBLICO Adriano Miranda
Ouça este artigo
00:00
20:11

Joaquim Carvalho, de 65 anos, reformado da CP, estava hesitante entre maçãs Golden já ensacadas em packs de um quilo e meio ou a granel, mas comparou e, olhando a “relação preço/calibre”, decidiu-se pelas últimas. Deitou a mão a um dos rolos de sacos de plástico ultraleves pousados nas caixas das frutas e vegetais e destacou pelo picotado três de uma assentada: um para as maçãs; outro para tangerinas; e outro para bananas que a mulher tanto lhe pediu para não esquecer, a pensar nos netos que ia acolher. No bulício das compras no supermercado Mercadona de Campanhã, no Porto, e enquanto falava com o PÚBLICO, Joaquim ainda pegou num ananás e em duas mangas, mas nem precisou de sacos: “Chego à caixa e o funcionário pesa assim.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.