Depois do JN e O Jogo, trabalhadores do Dinheiro Vivo também suspendem contratos de trabalho

Após reunião em plenário, a redacção decidiu suspender contratos de trabalho na sequência da “total ilegalidade que constitui a falta de pagamento de vencimentos devidos por lei aos trabalhadores”.

Foto
Protestos dos trabalhadores do Global Media Group em frente ao Parlamento, em Lisboa NUNO FERREIRA SANTOS
Ouça este artigo
00:00
02:23

Os trabalhadores do Dinheiro Vivo anunciaram esta segunda-feira a suspensão dos seus contratos de trabalho por falta de pagamento dos salários e do subsídio de Natal, decisão que também tinha sido tomada pelas redacção do Jornal de Notícias e O Jogo, que também pertencem ao grupo Global Media.

Após reunião em plenário, e segundo um comunicado, a redacção do Dinheiro Vivo (DV) decidiu suspender os contratos de trabalho na sequência da "total ilegalidade que constitui a falta de pagamento de vencimentos devidos por lei aos trabalhadores" (subsídios de Natal e salários de Dezembro) e dizem estar a ser usados "como reféns numa guerra de accionistas".

No comunicado, os trabalhadores repudiam o "desinvestimento acelerado e o clima de instabilidade que tem assolado a redacção do DV, bem como todas as outras do grupo". "Com uma equipa de apenas dez jornalistas – dos quais um director e duas editoras - e perante a impossibilidade de recorrer a colaboradores, vitais para o bom funcionamento e diversidade da publicação, o projecto editorial económico do grupo está em perigo – motivos, aliás, que levaram à demissão do director, com o qual a redacção se solidariza".

A redacção do título de economia do grupo (que chegou a ter um equipa de 31 jornalistas e que está agora reduzida a um terço) diz que irá utilizar o site e o caderno semanal do Dinheiro Vivo como "meios de luta" e que está solidária com todas as formas de luta dos "camaradas do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias, de O Jogo, da TSF, da Global Imagens, dos demais títulos do GMG".

Os jornalistas do Dinheiro Vivo produzem os conteúdos económicos do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias e um caderno semanal impresso nestas publicações.

"Vamos continuar a aguardar uma decisão da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e sublinhamos a urgência desta decisão atendendo às actuais condições de trabalho no grupo, cada vez mais degradadas e insustentáveis a curto prazo. Exigimos aos accionistas minoritários do GMG a clarificação das suas posições bem como os processos negociais em que estão envolvidos e se estes implicam a separação dos títulos e das marcas. É imperativo conhecer o futuro, não só do Dinheiro Vivo, mas também dos restantes meios", referem ainda.

Na passada quinta-feira, o fundo que controla o Global Media Group (GMG) anunciou que não realizará a transferência extraordinária que permitiria pagar os salários em atraso enquanto decorrerem os procedimentos anunciados pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social e até que a providência cautelar de arresto, anunciada por Marco Galinha, accionista e ex-presidente da comissão executiva do grupo, seja retirada.

Sugerir correcção
Comentar