Europa: o ano de todos os perigos

2024 vai colocar à União Europeia um enorme conjunto de desafios como raramente ela teve de enfrentar na sua já longa vida.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.
Ouça este artigo
00:00
08:30

1. Não é exagero dizer que o ano de 2024 vai colocar à União Europeia um enorme conjunto de desafios como raramente ela teve de enfrentar na sua já longa vida. Esses desafios são fruto de uma guerra de grande intensidade que ameaça directamente a sua segurança e a sua estabilidade, mas também de um mundo cada vez mais caótico e violento para o qual não estava preparada. Incluindo um conflito no Médio Oriente de cujas consequências políticas e económicas não conseguirá escapar. Tudo isto vai exigir aos seus governos e instituições, já não alguns ajustes de percurso, mas uma mudança profunda na forma como encaram o seu destino colectivo, que sempre se habituaram a pensar tendo em consideração duas coisas: a paz, garantida pela protecção americana; a solidez das suas democracias, alargadas à dimensão do continente com o fim da Guerra Fria. Ambas estão em causa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 133 comentários