Em menos de meia hora, o Japão alunou e tornou-se o quinto país a chegar à Lua

A sonda japonesa estava na órbita da Lua desde 2023. A viagem era rápida, mas difícil: pousar na superfície lunar. A missão foi cumprida, mas uma falha nos painéis solares pode encurtar a vida na Lua.

Foto
A alunagem da sonda SLIM faz do Japão o quinto país a chegar à Lua JAXA
Ouça este artigo
00:00
06:48

A música triunfalista que começou a soar no último quilómetro antes da chegada ao solo da Lua fazia adivinhar boas notícias. A sonda lunar japonesa SLIM começou a viagem descendente até à Lua às 15h, num percurso cumprido em 20 minutos – mas demorou bem mais a ter a confirmação de que tudo estava bem. Ao fim de quase duas horas, às 17h15 eis a resposta tão aguardada: ​“Às 15h20, a sonda SLIM pousou na Lua”, anunciou Hiroshi Yamakawa, director da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês), na conferência de imprensa após a alunagem.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários