Taiwan detecta num dia 24 aviões militares chineses a sobrevoar a ilha

Esta é a maior demonstração de força de Pequim em torno do território desde as eleições presidenciais taiwanesas, a 13 de Janeiro.

Foto
Autoridades de Taiwan detectaram 24 aviões e cinco navios chineses em redor do território EPA/RITCHIE B. TONGO
Ouça este artigo
00:00
01:33

Taiwan registou, em 24 horas, 24 aviões militares chineses a sobrevoarem a ilha, declarou o Ministério da Defesa taiwanês. Até às 6h (22h de quarta-feira em Portugal), as autoridades da ilha detectaram 24 aviões e cinco navios chineses em redor do território, informou o ministério, em comunicado.

Onze aviões atravessaram a linha mediana, uma demarcação não oficial entre a China e Taiwan, não reconhecida por Pequim, “e entraram na Zona de Identificação de Defesa Aérea [Adiz] do Sudoeste e do Norte”, referiu a mesma fonte.

Esta é a maior demonstração de força de Pequim em torno da ilha desde as eleições presidenciais em Taiwan, a 13 de Janeiro, de acordo com a agência de notícias France-Presse.

Os taiwaneses elegeram Lai Ching-te, do Partido Democrático Progressista (DPP), para Presidente, tendo este prometido proteger o território das “ameaças e intimidações” da China. Pequim, que considera Taiwan território chinês, descreveu Lai como um separatista perigoso.

Dois dias após as eleições, Nauru, uma pequena nação do Pacífico com 12.500 habitantes, anunciou o corte de relações diplomáticas com Taiwan, que agora reconhece “como uma parte inalienável do território chinês”.

As autoridades taiwanesas referem incursões quase diárias de aviões do Exército chinês, que efectuou grandes manobras militares em torno da ilha no ano passado. Em Setembro, a China destacou 103 aviões para a zona ao redor de Taiwan no período de 24 horas, o que Taipé descreveu como um recorde.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários