Sobre a crise económica do jornalismo

Vendo o que está na lei, é fácil concluir, por um lado, que deixar simplesmente o mercado funcionar não é solução e, por outro, que a ajuda pública não deve ser tabu.

Ouça este artigo
00:00
04:38

O caso mal explicado do Global Media Group, proprietário da TSF, DN e JN, fez soar um alarme de perigo. A crise de viabilidade económica na comunicação social é um fenómeno mundial. As receitas de publicidade caíram globalmente mais de 2/3 nos últimos dez anos. As redes sociais, por onde circula hoje a maior parte da informação, com mais de 4 mil milhões de utilizadores, desviam o público dos jornais, da rádio e da televisão. Por todo o lado fecham meios de comunicação, aos milhares. Em poucos anos, a imprensa tradicional pode ficar confinada a um papel residual ou até desaparecer.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários