Memorial a José Afonso em Setúbal acusado de plagiar o de Mandela na África do Sul

Obra de Ricardo Crista tem semelhanças com a de Marco Cianfanelli. Artista sul-africano diz-se “preocupado” e estuda resposta legal. Crista admite “influências marcantes”, mas assegura originalidade.

espaco-publico,local,direitos-autor,setubal,25-abril,nelson-mandela,
Fotogaleria
Obra “Memorial de José Afonso”, de Ricardo Crista, foi inaugurada a 6 de Janeiro, na zona ribeirinha de Setúbal Câmara Municipal de Setúbal
espaco-publico,local,direitos-autor,setubal,25-abril,nelson-mandela,
Fotogaleria
Obra "Release", de Marco Cianfanelli, foi inaugurada em 2012, em Howick, na província sul-africana de KwaZulu-Natal Maureen Barlin
Ouça este artigo
00:00
08:35

“Estou preocupado, a vários níveis, com as semelhanças. Por isso, encontro-me a avaliar a situação, para ver que posição tomar”, confessa ao PÚBLICO Marco Cianfanelli, artista pluridisciplinar sul-africano, de 53 anos, conhecido pela marca distintiva das suas intervenções no espaço público, referindo-se às parecenças entre o memorial a José Afonso, da autoria de Ricardo Crista e recentemente inaugurado em Setúbal, e aquele por si concebido em homenagem a Nelson Mandela, construído no seu país, em 2012.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 36 comentários