Iúri Leitão é tricampeão europeu de scratch

Ciclista português conquista título nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista.

Foto
EPA/PETER KLAUNZER
Ouça este artigo
00:00
01:09

O ciclista português Iúri Leitão sagrou-se esta sexta-feira tricampeão da Europa no scratch, depois dos títulos de 2020 e 2022, numa prova em que atacou nas últimas nove voltas, conseguindo uma vantagem insuperável para os rivais directos, conseguindo mesmo ganhar uma volta à maioria dos ciclistas.

Em Apeldoorn, nos Países Baixos, d​epois do quarto lugar na prova de madison (com Rui Oliveira), na véspera, Iúri Leitão - campeão mundial de omnium em 2023 - foi implacável na ponta final, conseguindo o ouro para Portugal e a sétima medalha em campeonatos da Europa.

O ciclista de 25 anos terminou a prova em 16m40,817s, com média de 54 quilómetros por hora. Iúri Leitão bateu o austríaco Tim Wafler (16m47,219s) e o dinamarquês Tobias Hansen (16m47,261s), conseguindo a primeira medalha de Portugal nesta edição dos Europeus.

Em 2021, Rui Oliveira foi o campeão da Europa desta disciplina, com Iúri Leitão a ser o único tricampeão europeu de scratch, superando o espanhol Sebastian Mora, com dois títulos.

Maria Martins gere Paris2024

Única ciclista portuguesa a participar nuns Jogos Olímpicos na pista, em Tóquio2020, Maria Martins ficou mais perto de Paris2024, conseguindo o oitavo lugar no omnium, prova que teve de ser interrompida na sequência de uma queda.

“Tata” Martins controlou as adversárias mais directas no concurso olímpico, somando 24 pontos, melhor do que a maioria das rivais.

A norueguesa Anita Stenberg sagrou-se campeã da Europa com 142 pontos, batendo a britânica Neah Evans (136) e a francesa Valentine Fortin (131).

Sábado, para além de Rui Oliveira (omnium), correm Daniela Campos, nos pontos, e Maria Martins na eliminação, prova em que conquistou o bronze nos Europeus de 2020.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários