Obrigado por tudo, dióxido de carbono

Será que os países muito pobres, que emitem actualmente muito pouco dióxido de carbono per capita, poderão escapar à pobreza sem um grande incremento de emissões?

Foto
Para melhorar a vida das pessoas, foi necessário emitir muito dióxido de carbono para a atmosfera Anna Costa
Ouça este artigo
00:00
05:38

O dióxido de carbono (CO2) tem hoje má fama, sendo um objectivo mundial inquestionável a redução das emissões globais deste gás com efeito de estufa, que resulta da queima de combustíveis fósseis. No entanto, julgo haver alguma ingratidão, pois devemos muito ao CO2. Parece que tudo foi um erro, que não valeu a pena termos enchido a atmosfera com esse gás de efeito de estufa. Mas valeu! Temos agora um problema sério para resolver, mas, graças ao CO2, vivemos todos mais e melhor. Este texto faz parte da série quinzenal (à sexta-feira) Como perder amigos rapidamente, sobre casos em que a ciência e os dados contrariam muitos dos influencers e opinion makers.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários