O dinheiro traz felicidade

A relação entre dinheiro e felicidade tem causado polémica, havendo dois estudos de larga escala com resultados contraditórios. Seguiu-se uma “colaboração adversativa” entre os autores destes estudos.

Foto
Os autores de dois estudos contraditórios sobre dinheiro e felicidade iniciaram uma “colaboração adversativa” Paulo Pimenta
Ouça este artigo
00:00
04:48

Ter mais dinheiro torna-nos mais felizes? Vou arriscar que o leitor pensa que sim, ao contrário de uma ideia feita. Não está enganado, mas a resposta é um pouco mais complicada. Vou-lhe dar já a conclusão: para as pessoas mais infelizes, um modesto aumento de rendimentos tem um efeito tremendamente positivo na melhoria dos seus indicadores de bem-estar. Mas, a partir de um certo nível de rendimentos, os mais infelizes esbarram num tecto: ganhando mais não ficam mais felizes. Já com as pessoas mais felizes acontece o contrário: os aumentos de rendimentos até um certo ponto têm pouco efeito na sua felicidade; é indiferente, pois elas são felizes de qualquer maneira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários