Empresa municipal de Vila Real de Santo António, que está falida, vai reaparecer

Tribunal recusa homologar contas da empresa, que serviu para esconder défices de 72 milhões. A dívida, cujo credor principal é a banca, atinge o dobro do valor permitido pela lei das Finanças Locais.

Foto
O edifício da Câmara de Vila Real de Santo António está penhorado LUÍS FORRA
Ouça este artigo
00:00
05:17

A Câmara de Vila Real de Santo António decidiu “dar nova vida” à Sociedade de Gestão Urbana (SGU), criada há dez anos para substituir a autarquia na gestão e prestação de serviços públicos. A decisão do presidente da câmara, Álvaro Araújo, surge depois de receber o relatório da auditoria do Tribunal de Contas (TdC), dando conta de que esta entidade não iria homologar as contas da empresa, declarada falida em 2019. As dívidas no valor de 72 milhões foram, entretanto, absorvidas pelo município. “Não fosse o recurso a uma contabilidade irregular, teria [a SGU] reunido, logo em 2013, condições para a dissolução obrigatória”, revela o documento. A empresa municipal, concluiu-se da leitura do relatório, foi utilizada para esconder os défices, que não apareciam nas contas oficiais. O património autárquico – edifício da câmara, parque de campismo e complexo desportivo – encontra-se hipotecado à banca

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários