ICOT: o que poderia ter sido, mas não foi

É difícil compreender como é que um inquérito que surge para dar resposta à ausência de informação sobre diversidade e desigualdades étnico-raciais em Portugal acaba por não aprofundar estas questões.

Corria o ano de 2021 quando tomei conhecimento, na qualidade de antigo membro do Grupo de Trabalho Censos 2021 – Questões Étnico-Raciais (GT), de que o INE pretendia realizar o Inquérito às Condições de Vida, Origens e Trajetórias da População Residente em Portugal (ICOT). Os resultados vieram agora a público. São importantes e contradizem a narrativa lusotropicalista prevalecente, mostrando como a desigualdade e a discriminação não são coisas pontuais. Haverá tempo para aceder e analisar com pormenor esses dados, mas interessa, desde já, registar alguns aspetos importantes a montante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 10 comentários