Mais de meio milhão de portugueses identifica-se como não branco

Primeiras estatísticas sobre origem étnico-racial dos portugueses divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística. Mais de 1,2 milhões foram discriminados e 2,7 milhões testemunharam discriminação.

Foto
Primeiras estatísticas oficiais sobre origem étnico-racial da população portuguesa divulgadas esta sexta-feira CLAY BANKS / UNSPLASH
Ouça este artigo
00:00
13:21

Mais de meio milhão de portugueses precisamente 535,6 mil identifica-se como não branco. Este é o resultado das primeiras estatísticas oficiais sobre origem étnico-racial da população portuguesa, divulgadas nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que revelam que há 6,4 milhões de pessoas que se identificam como brancas, 169,2 mil como negras, 56,6 mil como asiáticas, 47,5 mil como ciganas e 262,3 mil com origem ou pertença mista.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 85 comentários