Actor britânico Tom Wilkinson morre aos 75 anos

Participou em mais de 130 filmes e produções de televisão e foi nomeado para quatro Emmys e dois Óscares.

Foto
Actor tinha 75 anos Reuters/LUCAS JACKSON
Ouça este artigo
00:00
01:30

O actor britânico Tom Wilkinson, conhecido pela sua participação em filmes como The Full Monty (Ou Tudo ou Nada), A Paixão de Shakespeare e O Exótico Hotel Marigold, morreu neste sábado aos 75 anos. Estava em casa acompanhado pela sua mulher e pela família, indica um comunicado do seu agente citado pela BBC. A causa da morte não foi divulgada.

Wilkinson ganhou um Bafta pelo filme The Full Monty (1997), onde um grupo de desempregados decidem fazer um espectáculo de striptease masculino para ganhar dinheiro, realizado por Peter Cattaneo, e que recentemente teve um follow-up na série Ou Tudo ou Nada disponível na Disney + . Ao longo de 50 anos de carreira, participou em mais de 130 filmes e produções de televisão e foi nomeado para seis prémios BAFTA, quatro Globos de Ouro, quatro Emmys e dois Óscares, estes últimos pelas participações nos filmes Vidas Privadas (2001) e Michael Clayton (2007).

Também ganhou um Emmy por ter encarnado Benjamin Franklin numa minissérie de televisão (em 2008) e foi nomeado para outro Emmy pela sua prestação como pai de John F. Kennedy na produção Os Kennedy. Wilkinson entrou em Selma na pele de Presidente Lyndon B Johnson (em 2014) e também surgiu no Grande Hotel de Budapeste e em A Rapariga com Brinco de Pérola.

Foto
Tom Wilkinson a contracenar com George Cloney no filme Michael Clayton. dr

“É com grande tristeza que a família de Tom Wilkinson comunica que o actor morreu repentinamente na sua casa a 30 de Dezembro. A sua mulher e família estavam com ele”, refere o comunicado divulgado neste sábado.

Sugerir correcção
Comentar