Cuidados paliativos: sem resposta transversal no país, “esta rede está sempre coxa”

“Em muitos contextos há equipas a funcionar a meio gás ou a menos de meio gás”, diz presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos ao PÚBLICO. Rede Nacional entrou em vigor há dez anos.

Foto
Todos os distritos têm pelo menos uma resposta de cuidados paliativos no SNS, mas isso não significa que os doentes tenham acesso a todas as respostas, alerta a presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos Nelson Garrido
Ouça este artigo
00:00
06:14

A população "não exige o acesso a cuidados paliativos, e não pressiona o poder político neste sentido, porque também não sabe na verdade do que estamos a falar quando falamos em cuidados paliativos", afirma Catarina Pazes, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, em entrevista ao PÚBLICO. A enfermeira lamenta que o BI que ajudaria a caracterizar a oferta e o acesso a estes cuidados a quem está em sofrimento devido a uma doença incurável não esteja ainda disponível. "Precisamos de conhecer essa realidade a fundo e olhá-la como um problema de saúde pública", afirma.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar