Estes guerreiros usavam a pele dos inimigos para fazer bolsas para as suas flechas

Estudo mostra que há mais de dois mil anos os citas faziam da pele matéria-prima para as suas aljavas. O que Heródoto escreveu deverá muito à imaginação, mas neste aspecto o filósofo tinha razão.

Foto
Guerreiros citas representados numa taça de prata dourada saída do complexo funerário de um rei e hoje à guarda do Museu de Tesouros Históricos da Ucrânia Museu de Tesouros Históricos da Ucrânia
Ouça este artigo
00:00
04:31

Não era a matéria-prima preferencial, pelo menos no que à quantidade diz respeito, mas está lá. Disso não há dúvidas. Os citas povo de pastores nómadas ou seminómadas que, com os seus cavalos, dominava na Antiguidade as estepes euro-asiáticas, um vasto território que hoje pertence a países como a Ucrânia, a Rússia e o Cazaquistão usavam pele humana nas suas aljavas. É o que vem comprovar um novo estudo da Universidade de Copenhaga.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar