Os houthis iemenitas e a ameaça à navegação no mar Vermelho

Washington anuncia coligação militar para proteger navios depois de vários gigantes da navegação mundial terem reagido aos ataques dos houthis desviando os seus porta-contentores da região.

Foto
Homens armados na praia enquanto o navio comercial Galaxy Leader, apreendido pelos houthis do Iémen no mês passado, está ancorado ao largo da costa de al-Salif, no Iémen Reuters/KHALED ABDULLAH
Ouça este artigo
00:00
11:05

País de todas as crises e grande importância estratégica, o Iémen volta a ganhar influência regional, envolvendo-se agora no conflito entre Israel e o Hamas. Os houthis, que controlam grande parte do território iemenita, declararam guerra a Israel e têm lançado ataques contra o país, ameaçando todos os navios que se dirijam a portos israelitas – na verdade, têm também lançado ataques contra navios que se destinam a outros países.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários